Publisher: 22575973 ~ FALANDO DE PESCARIAS:
http://compre.vc/v2/44c09192f

segunda-feira, 30 de maio de 2016


Estudo quer regulamentar pesca ornamental e gerar renda para Barcelos


Da Redação
30/05/2016


Para contribuir com a retomada da pesca ornamental em Barcelos, Estado do Amazonas, a doutora em Ecologia, Cláudia Pereira de Deus, está desenvolvendo um estudo, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para analisar a dinâmica populacional da espécie cardinal-tetra (Paracheirodon axelrodi), ou “neon-tetra”. O estudo deve ser concluído em 2017.
“A exploração de peixes ornamentais na região de Barcelos é histórica e bastante antiga, vem desde os anos de 1950. Atualmente, a atividade é ainda exercida, mas há poucos compradores envolvidos na cadeia produtiva. Com base neste cenário, o que nos motivou a desenvolver essa pesquisa foi a possibilidade de avaliar o atual estado biológico e ecológico das populações da espécie de cardinal-tetra frente a esta estagnação do comércio”, disse Cláudia Pereira.
O estudo deve responder questões sobre como a exploração pesqueira poderia comprometer o bem-estar da espécie; se a espécie tem capacidade de recuperação rápida; qual a função ou papel ecológico do cardinal-tetra na comunidade geral de peixes de igarapés; quais as consequências ecológicas para o sistema caso ocorra o desaparecimento do cardinal-tetra, entre outras perguntas.
“O nosso objetivo é, a partir das respostas a essas questões, poder propor informações que possam ser utilizadas na construção de instrumentos para a regulamentação da pesca de peixes ornamentais na região de Barcelos. Assim, pretendemos contribuir para a retomada desta atividade em bases sustentáveis, proporcionando emprego e geração de renda aos moradores da região do médio e baixo Rio Negro de maneira a garantir também a perpetuação deste recurso pesqueiro”, disse a pesquisadora.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial