Publisher: 22575973 Helder destaca importância do setor pesqueiro para o crescimento do Brasil ~ FALANDO DE PESCARIAS:
http://compre.vc/v2/44c09192f

sábado, 17 de outubro de 2015

Helder destaca importância do setor pesqueiro para o crescimento do Brasil

Ministro participou da abertura 8ª edição do Subcomitê de Aquicultura da FAO

 FAO
Brasília – O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, abriu nesta terça-feira (5), a 8ª edição do Subcomitê de Aquicultura da FAO, que ocorre no Palácio do Itamaraty, em Brasília. “A aquicultura é o segmento que proporcionará a maior contribuição para a oferta de alimentos proteicos, destinados a atender o consumo da humanidade, nas próximas três décadas. Para o Brasil é uma honra receber este evento”, disse Helder.
A reunião conta com a participação de 50 países e oito Organizações Não Governamentais (ONGs) e vai debater, até o próximo dia 9, assuntos como a sustentabilidade ambiental e o combate à pesca ilegal. “A iniciativa é fruto da parceria que assinei durante a sessão da 39ª Conferência da FAO, realizada este ano, em Roma, com a presença de representantes de 149 países” afirma o ministro.
Segundo o ministro, nos últimos 50 anos, a oferta de produtos pesqueiros e aquícolas, destinados ao consumo humano, vem superando o crescimento da população mundial, sendo que nas últimas três décadas, chegou a uma produção por volta de 97,2 milhões de toneladas por ano. Apesar disso, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) projeta que o mundo necessitará, nos próximos 10 anos, de mais 15 milhões de toneladas de pescado para manter o atual consumo per capita da proteína.
“O Brasil tem muito a contribuir para transformar essa projeção em realidade. Para isso, busca ordenar e produzir pescado de alta qualidade de forma sustentável. Sabemos que, além do auxílio da FAO, é extremamente importante a parceria e o diálogo com países vizinhos e de outras regiões do mundo”, destacou Helder. O ministro acrescentou que o país escolheu o caminho de parcerias para implantar novas tecnologias e viabilizar o crescimento da nossa produção aquícola. “Com a troca de informações e experiências, todos irão se desenvolver, aperfeiçoar os métodos de produção e a qualidade do que é produzido”, reforçou.
Helder destacou, ainda, as iniciativas que o governo federal fez em favor da atividade pesqueira no Brasil, como o Plano Safra da Pesca e Aquicultura (PSPA), financiamento que garante investimentos no setor, a certificação do Selo Peixe da Amazônia – Brasil Sustentável e o Plano de Desenvolvimento da Aquicultura Brasileira PDA 2015/2020, criado com objetivos e metas reais, que podem ser cumpridas e atingidas até 2020.
Ao final, Helder teve um encontro, no gabinete do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em que agradeceu o empenho do Itamaraty em realizar a reunião do Subcomitê de Aquicultura da FAO. “Agradeço ainda todo apoio que o Ministério deu nas viagens que fiz ao exterior divulgando o setor pesqueiro”, afirmou.
COFI – O Comitê de Pesca da FAO (COFI), criado em 1965 como um organismo subsidiário do Conselho da FAO, constitui atualmente o principal fórum global intergovernamental onde os principais problemas da pesca e da aquicultura são examinados e discutidos pela comunidade internacional, incluindo os representantes de governos dos países-membros, organizações regionais de pesca, ONGs, entidades representativas de empresas e trabalhadores da pesca, entre outras.
A principal atribuição do COFI consiste em rever a implementação dos programas de trabalho da FAO na área de pesca e aquicultura e deliberar sobre os principais problemas enfrentados pelo setor, em escala global. O COFI é constituído por dois subcomitês, o de comércio pesqueiro e o de aquicultura. Estabelecido pelo COFI em 2001 o Subcomitê de Aquicultura tem como função principal ser um fórum consultivo e de discussão em aquicultura e de assessoramento ao COFI no sentido político e técnico nas questões de aquicultura e nos trabalhos a serem realizados pela FAO no que se refere a aquicultura.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial