Rosana Valle (PSB) cobra informações, do governo federal, sobre solicitação de pescadores artesanais do Litoral para liberação do uso de redes conhecidas como “boieiras”, que permitem a captura de tainhas nesta época do ano
![Pesca de tainha enfrenta dificuldade no Litoral Pesca de tainha enfrenta dificuldade no Litoral](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7a/0o/5g/7a0o5guoyqj7kh9eiditivon5.jpg)
A deputada federal Rosana Valle (PSB) pediu ao secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, atenção e informações sobre o pleito dos pescadores artesanais do Litoral de São Paulo, que querem a suspensão de norma do Ibama que proíbe o uso de redes de emalhe de superfície, chamadas de “boieiras”. Segundo eles, o item é fundamental para garantir a captura de tainhas nesta época do ano.
Lançar a rede
Rosana quer que Jorge Seif faça gestões junto ao Ministério do Meio Ambiente para discutir a regra que impede o trabalho e o sustento desses pescadores.
Demanda
“Os pescadores residentes em São Vicente procuraram o vereador Jhony Sasaki (PSB), que me trouxe o problema que afeta a sobrevivência de muita gente na região”, disse a parlamentar.
Protesto
Os pescadores fizeram uma manifestação neste fim de semana, por terra e mar, ao longo do canal de acesso ao Porto de Santos.
Reivindicação
O ato foi pautado, principalmente, pelo pedido de reconhecimento da pesca de rede boieira, atualmente proibida pela Norma INI 166, de 2007, que foi publicada sem ouvir o segmento.