Governo de São Paulo amplia prazo para solicitar licença de operação junto a CETESB
A região está localizada a 626 km de São Paulo. No dia 19, Helder Barbalho recebeu representantes da Associação de Piscicultores de Três Fronteiras e Região (Apropesc) que apresentaram vários pedidos para assegurar a atividade nos lagos de hidrelétricas em períodos de estiagem e garantir a expansão da criação de peixes, mediante novas outorgas.
Segundo o presidente da Câmara Setorial da Pesca do Estado de São Paulo, Emerson Esteves, o Operador Nacional do Sistema (ONS) vem apenas priorizando a geração de energia, em prejuízo da criação de peixes. “Os tanques precisam ser transferidos para pontos mais profundos, porque o reservatório opera hoje com a cota 319,25 metros, e ainda assim com forte tendência de queda no nível do lago. É preciso haver um equilíbrio na operação do sistema para que ao menos esta cota atual seja mantida no período mais seco”, reivindicou.
Após o encontro com a Apropesc, Barbalho participou de reunião com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, com a finalidade de unir esforços na busca por solução para a atividade de aquicultura em águas da União, buscando estabelecer, conjuntamente, procedimentos para amenizar os efeitos da crise hídrica para o setor aquícola. A partir desta reunião foi criado um Grupo de Trabalho MPA/MME que irá apresentar propostas conjuntas em relação à situação da crise hidrológica.