Publisher: 22575973 04/13/13 ~ FALANDO DE PESCARIAS:
http://compre.vc/v2/44c09192f

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

sábado, 13 de abril de 2013


Lei da Pesca no MT: deputados cedem e “cota zero” é suspensa

Nova lei passa a valer a partir de março com cota de 5 kg ou um exemplar para amadores

LEIDOMTDepois de quase sete meses de discussão a nova Lei da Pesca de Mato Grosso vai se tornar mais “branda” a partir da sexta-feira, dia 1º de março. Numa última audiência agitada na Câmara de Cuiabá os parlamentares decidiram suspender a “cota zero” e aumentaram a quantia semanal dos profissionais em 25% do que estava previsto.
Um novo texto já está sendo redigido. A Pesca & Companhia apurou com a assessoria de imprensa do deputado Zeca Viana (PDT), o autor do projeto, que as novas mudanças devem ser aprovadas por unanimidade na próxima semana, “já que houve um consenso” entre os parlamentares. Até às 15h desta quinta-feira Viana não atendeu às ligações da nossa reportagem para responder se houve ou não pressão para que ele cedesse.
Aprovada em meados do ano passado, a Lei Estadual nº 9794/12 foi alvo de duras críticas. Mesmo depois da sanção do governador Silval Barbosa (PMDB) houve uma manobra na Assembléia e a vigência da lei foi adiada para depois do término da piracema – o período de proibição da pesca por conta da reprodução dos peixes – que vale no período de novembro a fevereiro.
Neste longo período, pescadores profissionais e alguns empresários do turismo, em especial os que atuam na região do Pantanal, se uniram e passaram a pressionar os deputados para que mudanças nos artigos mais protecionistas fossem feitas.
A “cota zero” para amadores pelos próximos três anos foi a parte mais questionada. Alguns donos de barcos hotéis e pousadas reclamaram da “perda de clientes”, porque estes entendiam que estavam “proibidos de pescar”. Na verdade, a pesca sempre esteve liberada, a suspensão se dá no transporte e no abate dos pescados.
Essa pressão deu certo. Pelo texto substitutivo os amadores agora terão direito a uma cota de 5 kg ou um exemplar. Os profissionais, que antes teriam 100 kg por semana, agora poderão pescar 125 kg; ou seja “perderam apenas” 25 kg do que antes tinham direito.
Pesca & Companhia apurou que alguns pontos devem ser ainda discutidos, como a proibição do abate do dourado e da piraíba nos rios do estado e o poder de fiscalização ser delegado por meio de convênios entre a Secretaria de Meio Ambiente e associações. A liberação da pesca da piranha também deve ser decretada.

Ceva para tilápias

Saiba como preparar uma ceva infalível na pescaria de tilápias em pesqueiros

interna.jpgA ração de coelhos é a mais e conhecida entre os pescadores. Porém, hoje já está disponível no mercado uma específica para a ceva de tilápia. Ela é feita da mesma matéria-prima empregada nas rações flutuantes para peixes, mas com a diferença de afundar. Isto faz o peixe fique bem baixo no campo de ações de suas iscas.
Apresentação:
Basta jogar pequenos punhados da ração próximo a ponta da vara, local em que a isca vai ser abaixada. Isso atrairá cardumes para próximo do seu ponto de pescaria e assim você terá mais facilidade para fisgar bons exemplares.

50 anos do melhor da pesca

Osaka Fishing Show comemora cinquentenário com excelência em equipamentos e aumento de público

Uma cinquentona em grande forma e cada vez melhor, essa é a Osaka Fishing Show, que na edição deste ano, realizada entre os dias 1 e 3 de fevereiro, comemorou 50 anos e mostrou mais uma vez por que o Japão está no topo do mercado de pesca esportiva no mundo. Foram 56.338 pessoas durante os três de evento, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
A data comemorativa, poucos eventos atingem tamanha longevidade, ao lado das notícias que mostram uma recuperação da economia japonesa, contribuiu para o aumento de visitantes e também trouxe muitas novidades para a feira. “A economia no Japão está um pouco melhor. Talvez, reflexo disso seja o aparecimento de algumas marcas para pesca em água doce e salgada”, disse Toshinori Mochizuki, editor geral da revista Rod and Reel.
Confira fotos:
A Osaka Fishing Show é, ao lado da Icast, dos Estados Unidos, e da Eftex, da Europa, o local onde os equipamentos top das principais marcas de pesca do mundo são lançados. O evento de 2013 teve uma enorme importância por simbolizar a retomada do mercado japonês, depois do tsunami de 2011, notícias de contaminação de peixes por radioatividade, decorrente do desastre de Fukushima e outros problemas climáticos. Pelo visto, este é o ano de voltar a pensar só em pesca.
Por isso mesmo, as grandes empresas investiram em belos estandes e muitas novidades para cativar o pescador. Shimano, Daiwa, Jackall, Evergreen, Megabass, Owner, Gamakatsu e todas as principais marcas estavam no evento, que tem uma importância fundamental para o mercado japonês. “A feira de pesca é muito importante para os fabricantes, pois podemos falar diretamente com o consumidor, receber suas sugestões e ainda apresentar os nossos produtos”, comentou Takuji Naruo, gerente de produtos da Jackall.
ESTA E OUTRAS MATÉRIAS VOCÊ CONFERE NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO 220 DA PESCA & COMPANHIA, JÁ NAS BANCAS DE TODO O BRASIL!
Assim como em outros anos, os principais pescadores do Japão, que por lá têm o status de verdadeiros ídolos do esporte, participaram da feira fazendo demonstrações e atraindo multidões. Toshinari Namiki, Kazumasa Okumura, Katsutaka Imae, Morizo Shimizu, Toshifumi Kikumoto, Hajime Murata foram alguns dos que estiveram presentes. A Jackall foi uma das empresas que investiram forte para o evento, trazendo um grande aquário repleto de basses para demonstrações em seu estande.
Como já virou tradição, a Pesca & Companhia é o único veículo brasileiro a apresentar a cobertura completa da Osaka Fishing Show. Aproveite para conhecer todas as novidades e se prepare, que em breve esses produtos chegarão ao Brasil e poderão ser vistos em primeira mão no Pesca Trade Show 2013.

Plano Safra de Pesca 2013 viabiliza pescadores


07/04/2013 09:54
Divulgação
Divulgação
Associados da Colônia de Pesca Z-20, do município de Jaramataia (AL), tiveram a oportunidade de conhecer, neste final de semana, detalhadamente os benefícios do Plano Safra de Pesca 2013, programa do governo federal, por meio do ministério da Pesca e Aquicultura. O anúnciofoi feito pelo novo superintendente federal da pesca em Alagoas, Galba Novaes Júnior.

Lançado pelo governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de créditos para o aumento produção e geração de emprego e renda.

Galba Novaes, que assumiu a superintendência federal da pesca em Alagoas na última quarta-feira, destacou a importância do programa para o desenvolvimento da atividade em Alagoas e assegurou que vai viabilizar, junto ao ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivela mais recursos para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos pescadores.
“Nosso propósito, conforme determinação do ministro Marcelo Crivela, é dar oportunidade e melhores condições de sobrevivência para as famílias que vivem direta e indiretamente da atividade pesqueira em todas as regiões de Alagoas”, acrescentou Galba Novaes.
Segundo ele, a parceria entre a Federação dos Pescadores de Alagoas, as Colônias dos Pescadores e a Superintendência Federal da Pesca em AL vai possibilitar ainda mais o fortalecimento das atividades e, consequentemente, aumento da produção do pescado no Estado. “Com novos investimentos e linhas de créditos, o Ministério da Pesca e Aquicultura vai aplicar políticas públicas de pesca, no sentindo de valorizar a categoria”, assegura Galba Novaes.
Como explica Eliane Moraes, presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas, as ações que vem sendo implantadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura vão fortalecer as Colônias e garantir mais renda para as famílias dos pescadores. “A parceria entre o governo federal, por meio da Superintendência Federal da Pesca em Alagoas, com as Colônias de Pesca trará ganhos para a categoria e vamos ter um aumento da produção”.
Durante o evento, o superintendente Galba Novaes anunciou a criação de uma ouvidoria em Alagoas, irá fazer gestão junto ao governo federal para garantir recursos para a revitalização do açude de Jaramataia, bem como intensificar os contatos com os prefeitos colocando para os mesmos a determinação do ministro Crivela em relação à aqüicultura, em desenvolver projetos para materializar a política pesqueira.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial