Publisher: 22575973 12/29/12 ~ FALANDO DE PESCARIAS:
http://compre.vc/v2/44c09192f

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

sábado, 29 de dezembro de 2012

RECEITAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE E SALGADA

Receitas
Nós do Site Pesca Amadora, selecionamos algumas das melhores receitas de peixes que circulam pela internet. Como o site possui trava de cópia, é necessário selecionar o texto, clicar em editar e copiar para poder pegar a receita. Se preferir, solicite por e-mail que lhe enviaremos as receitas.
PEIXES DE ÁGUA DOCE E SALGADA
AtumReceitas Com BadejoReceitas Com Dourado de Água DoceReceitas Com Pacu
ATUMBADEJODOURADO DE RIOPACU
Receitas Com PescadaReceitas Com PintadoReceita Com RobaloReceitas Com Tainha
PESCADAPINTADOROBALOTAINHA
Receitas Com TambaquiReceitas Com TilápiaReceitas Com TraíraReceitas Com Truta
TAMBAQUITILÁPIATRAÍRATRUTA
Receitas Com Surubim
SURUBIM

Ingredientes:
Massa:
- 500 g de batata cozida e amassada
- 3 ovos ligeiramente batidos
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de óleo de soja
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- sal a gosto
Recheio:
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 tomate médio em cubos
- 2 xícaras (chá) de atum em conserva na salmoura escorrido
- 3 colheres (sopa) de ervas frescas
- sal a gosto
Cobertura:
- 1 gema
- 1/ 2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Massa: coloque em uma tigela a batata, os ovos, o leite, a farinha de trigo e o sal. Misture bem até obter uma massa homogênea. Unte a fôrma de 34 x 24 cm com 1 colher (sopa) de óleo e polvilhe com 5 colheres (sopa) de farinha de rosca. Despeje a massa e leve ao forno por 30 minutos, ou até dourar levemente. Retire, desenforme sobre filme plástico e polvilhe a farinha de rosca restante. Reserve. Recheio: aqueça em uma panela o óleo restante e refogue a cebola e o alho, mexendo de vez em quando, até dourarem levemente. Acrescente o tomate e refogue, mexendo de vez em quando, até murchar. Por último, junte o atum, as ervas frescas e o sal. Cozinhe por amis 3 minutos, retire e distribua sobre a massa. Enrole com cuidado, iniciando pelo lado maior da massa e coloque de volta na fôrma. Em uma tigela pequena, bata a gema com 1 colher (sopa) de água e pincele a superfície do rocambole. Salpique o queijo parmesão e leve ao forno por mais 25 minutos, ou até gratinar. Retire do forno e sirva.

Ingredientes:
- 2 filés grandes de atum fresco
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 ramos de salsinha ou de alecrim
- 4 fatias médias de limão
- 4 folhas de alface
- sal a gosto
 
Modo de Preparo:
Pincele os filés de atum com o azeite de oliva e salpique o sal em toda a superfície. Coloque em cada um deles um ramo de salsinha e 2 fatias de limão. Embrulhe-os nas folhas de alface e deixe tomar gosto por 2 horas. Em seguida, desembrulhe o atum, despreze a salsinha, a alface e as fatias de limão. Disponha o atum em uma frigideira e leve ao fogo. Deixe grelhar por 10 minutos, virando de lado na metade do cozimento. Retire assim que o peixe estiver cozido. Sirva com batata cozida e Molho Holandês. Coloque em um refratário 2 gemas e 2 colheres (sopa) de água. Bata com um batedor manual por 3 minutos, ou até ficar esponjosa. Coloque o refratário dentro de uma panela com água fervente (mas sem encostar o refratário na água) e continue a bater por mais 1 minuto, ou até obter um creme. Aos poucos, adicione, colher a colher, 5 colheres (sopa) de manteiga derretida sem parar de bater. Retire, coe em uma peneira bem fina ou em uma musseline. Junte 1 colher (chá) de suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Despeje sobre as batatas e sirva a seguir

Ingredientes:
- 01 badejo branco ou saltão de preferência com 2,5 kg
600 g de camarão médio fresco e descascado.
100 g de cebola picada.
02 dentes de alho fatiados.
¼ copo de vinho branco seco.
01 ramo de alecrim picado.
02 colheres de sopa de salsa picada.
200 g de manteiga.
01 colher de sopa de farinha de trigo.
sal, pimenta do reino branca em pó.
500 g de purê de batata com cenoura para decoração.
Modo de Preparo:
Abra o badejo pelo dorso, removendo o espinhaço, lavar bem e secar com papel absorvente. Tempere com sal, pimenta e o alecrim picado, reserve na geladeira.
Faça um refogado com o alho e a cebola acrescente os camarões e cozinhe em fogo forte por 3 minutos. Acrescente o vinho, deixe reduzir um pouco, acrescente o trigo espalhando sobre os camarões. Mexa rapidamente, acrescente a salsa e retire do fogo. Recheie o peixe com os camarões, costure o dorso do peixe com linha de culinária. Espalhe manteiga sobre o peixe e asse por 30 minutos em assadeira untada, forno 180oc.
Transfira o peixe para uma travessa com cuidado, decore com o purê e sirva imediatamente.

Ingredientes:
- 1 dourado (aproximadamente 6 kg)
- Limão
- Pimenta do reino
- Pimenta rosa
- Orégano
- Sal grosso
Modo de Preparo:
Para preparar o dourado, retire a barrigada, mas mantenha as escamas. Prepare um caldo de limão, pimenta do reino, pimenta rosa e orégano, suficiente para regar com fartura o peixe. Coloque o peixe (inteiro) em um bacia e regue com o caldo. Deixe por 8 horas, virando o mesmo a cada 2 horas. Prepare a churrasqueira. Tire o peixe do caldo e deixe escorrer. Salpique com sal grosso e atravesse o mesmo com 3 espetos. Deixe assar na parte mais alta da churrasqueira. Quando as escamas estiverem pururuca é só servir.

Ingredientes:
- 1 Pacu inteiro de no mínimo 3 quilos
- 6 Limões grandes com bastante suco
- Sal grosso para churrasco.
Modo de Preparo:
O maior segredo está no corte a ser dado. Após limpa as entranhas e escamado, abra o peixe desde o rabo até a cabeça pelas costas e não pela barriga. Faça isso de forma que a faca vá cortando uma a uma as costelas do Pacú, deixando a espinha dorsal de um lado apenas. Quando chegar na cabeça, abra-a também ao meio deixando-o grudado apenas pela boca, praticamente separando-o em dois grandes filés. Feito isso, levante uma das partes e aplique uma generosa porção de limão por dentro dele todo nos dois lados internos. Aplique agora uma boa camada de sal grosso para churrasco em toda a parte interna. Não se preocupe com a quantidade pois não fica salgado. Feche o peixe juntando as duas partes e aplique muito limão na parte externa também. Reserve por pelo menos 15 minutos. Acenda a churrasqueira e espere até formar um bom braseiro. Espalhe o carvão e coloque o peixe sobre uma grelha, com o lado mais fino virado para baixo. (quando se abriu o peixe, um dos lados ficou com a espinha dorsal, portanto deve estar mais grosso). O melhor é usar as grelhas que se fecham em torno do assado, pois facilita para virar depois. Deixe por mais ou menos meia hora, observando sempre. Quando estiver queimando o couro, vire e deixe mais meia hora. Está pronto. Sirva com farofa de ovos, molho vinagrete e batatas sotê

Pacu Assado Com Farofa de Couve
Ingredientes:
- 01 pacu (com aproximadamente 02 kg)
- 01 cebola média 01 cabeça de alho
- ½ copo de vinagre
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 02 limões
- 01 maço de couve
- 200 gramas de farinha de mandioca
- 02 colheres de margarina
- 06 batatas inglesas
Modo de preparo:
Limpar bem o pacu. Em seguida, massagear com os limões por dentro e por fora. Reserve-o. Junte o alho, a cebola, o vinagre, o sal e a pimenta e bata no liquidificador. Tempere o pacu e deixe-o descansar por uns 15 minutos, no tempero acima. Enquanto descansa, prepare a farofa: derreta duas colheres de margarina e refogue a couve (bem picadinha). Quando estiver bem refogada, junte a farinha de mandioca. Finalmente, forre a fôrma com rodelas de batatinhas, recheie o pacu e coloque para assar por aproximadamente 40 minutos em forno bem quente.
Recheio:
- 400 gramas de carne moída magra
- 03 colheres de sopa de óleo
- 01 cebola picadinha
- 02 dentes de alho bem picadinhos
- 01 talo de aipo picado
- ½ pimentão bem picado
- ½ xícara de chá de azeitonas verde picadas
- ½ xícara de chá de cogumelos picados
- 1 tomate sem pele e sem sementes picado
- 01 folha de louro
- ½ ricota amassada
- Cheiro verde Orégano Sal Pimenta Molho inglês a gosto Molho
- 02 colheres de azeite de oliva tomates sem pele e sem sementes picados
- Dentes de alho
- 02 colheres (sopas) folha de manjericão
- Salsinha picada
- Sal a gosto
- Queijo provolone ralado
Modo de preparo:
Refogue a carne moída com óleo, após estar bem sequinha, junte todos os ingredientes, menos a ricota. Prepare o molho, frite a cebola e o alho. Junte os tomates, refogue bem ao desligar, coloque o sal e os temperos verdes. Recheie os crepes com a carne moída refogada colocando sobre esta uma colher de ricota amassada. Coloque o molho de tomate por cima e sobre este o queijo provolone. Leve ao fogo para gratinar.

Costelinha de Pacu
Ingredientes:
- 1 pacu de 4 quilos
- 500 g de farinha de trigo
- 200 g de farinha de rosca
- 6 ovos
- 1 copo americano de caldo de limão
- 8 dentes de alho
- 1 colher (sobremesa) de pimenta- do-reino
- 2 envelopes de Sazón (verde)
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Limpe o pacu, retirando as escamas, a cabeça, o rabo e os excessos laterais, que podem conter algum osso ou espinhos. Corte-o em tiras de 2 centímetros de espessura, rente à espinha dorsal. Prepare o tempero (de forma idêntica à da receita anterior) e deixe as costelinhas repousando nele durante 30 minutos. Bata os ovos e reserve. Passe as costelinhas numa tigela de farinha de trigo e, na seqüência, nos ovos batidos, apertando-as para que fiquem consistentes. Depois, passe-as na farinha de rosca e frite-as em óleo quente lentamente, para que não fiquem cruas por dentro.
Acompanhamentos:
Molho tártaro
1 caixa de maionese de 500 g
3 colheres (sopa) de mostarda
250 g de picles, bem picadinhos
Molho de alho
1 caixa de maionese de 500 g
5 colheres (sopa) de ketchup
10 dentes de alho

Ventrechas de Pacu Fritas
Ingredientes:
- 06 ventrechas (costelas) de pacu
- 01 cabeça de alho
- 01 cebola média
- 02 limões
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 200 gramas de farinha de trigo
- 50 gramas de fubá
- Óleo
- Arroz branco (para acompanhar)
- Salada (para acompanhar)
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o alho, a cebola, o sal, a pimenta e os limões. Em seguida, tempere as ventrechas e deixe descansar por uns 15 minutos. Em um prato misture o trigo e o fubá, depois passe as ventrechas e frite em óleo bem quente.

Ingredientes:
- 2 filé(s) de pescada branca em tiras
- 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- quanto baste de ovo
- 2 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
Molho
- 1 xícara(s) (chá) de maionese
- 1 colher(es) (sopa) de picles picado(s)
- 1 colher(es) (sopa) de alcaparra
- 1 unidade(s) de tomate ralado(s)
- 3 colher(es) (sopa) de molho de tomate
- 1 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça picada(s)
- quanto baste de azeite
- quanto baste de sal
Modo de Preparo:
Tempere o peixe com sal e pimenta. Em seguida passe o peixe na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de mandioca. Frite em óleo quente.
Molho
1º molho:
Em um recipiente coloque a maionese, o picles e as alcaparras. Misture tudo.
2º molho:
Misture o restante dos ingredientes.
Sirva esses molhos junto com o peixe.

Pintado Grelhado Com Manteiga e Urucum
Ingredientes:
- 4 postas de pintado
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (chá) de corante à base de urucum
- 1 xícara (chá) de coalhada seca
- sal e pimenta-do-reino branca a gosto
 
Modo de Preparo:
Lave o peixe, seque com toalha de papel e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture numa tigela pequena a manteiga, o azeite e o urucum, até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira de ferro por 2 minutos. Coloque a metade da mistura de manteiga com urucum e aqueça por 1 minuto. Disponha 2 postas de peixe e grelhe por 8-10 minutos, ou até dourar dos dois lados. Retire as postas e repita a operação com o peixe restante. Distribua o peixe nos pratos e sirva com coalhada seca.

Robalo na Folha de Bananeira
Ingredientes:
- 01 robalo inteiro (de aproximadamente 1 kg e 100 gr)
- 04 tomates
- 02 cebolas
- 01 pimentão bastante coentro
- 02 colheres sopa de extrato de tomate
- 02 colheres de sopa de catchup
- 01 copo americano de vinho branco
- Azeite doce
- 01 cabeça de alho
- Sal a gosto
Modo de Preparo:
Os peixes devem ser temperados de véspera com bastante alho, sal e coentro.
Em seguida corte os tomates, as cebolas, o pimentão e coentro bem miúdo, machuque os pedaços em uma vasilha. Adiciona-se aos temperos o vinho, o extrato de tomate e o catchup.
Em seguida, é só rechear os peixes com a mistura, regar tudo com bastante azeite, enrolar em palha de bananeira e colocar em forno baixo por cerca de 30 minutos. O prato é servido com batata, abacaxi e molho de pimenta com camarão seco.

Tainha na Telha
Ingredientes:
- 1 tainha de 1½ kg
- Sal a gosto
- Suco de 2 limões
Recheio:
- ½ cebola picada (média)
- ½ pimentão verde picado (pequeno)
- ½ tomate picado (médio)
- ½ xícara de salsinha picada
- ½ xícara de cebolinha picada
- ½ xícara (chá) de extrato de tomate
- ½ xícara (chá) de leite de coco
- Sal a gosto
Modo de Preparo:
Os peixes devem ser temperados de véspera com bastante alho, sal e coentro. Em seguida corte os tomates, as cebolas, o pimentão e coentro bem miúdo, machuque os pedaços em uma vasilha. Adiciona-se aos temperos o vinho, o extrato de tomate e o catchup. Em seguida, é só rechear os peixes com a mistura, regar tudo com bastante azeite, enrolar em palha de bananeira e colocar em forno baixo por cerca de 30 minutos. O prato é servido com batata, abacaxi e molho de pimenta com camarão seco

Pudim de Tambaqui
Ingredientes:
- 1 Kg. de postas de Tambaquí ou Robalo.
- 6 dentes de alho amassados.
- Sal à gosto.
- 6 colheres de sopa de suco de limão.
- 4 ramos de salsa.
- 4 ramos de coentro.
- 6 colheres de sopa de azeite de oliva.
- 2 cebolas grandes picadas.
- 2 tomates grandes sem pele e sem sementes, picados.
- 2 pimentas de cheiro picadas.
- 2 colheres de sopa de salsa picada.
- 4 colheres de sopa de coentro picado.
- 1/2 xícara de chá de maizena.
- 2 e 1/2 xícaras (560 ml.) de leite.
- 1 xícara de leite de côco.
- 4 gemas ligeiramente batidas.
- 4 claras batidas em neve.
- 700 Gr. de camarões pequenos, inteiros e limpos.
- 2 colheres de sopa de extrato de tomates.
Modo de preparo:
Tempere as postas de peixe com metade do alho amassado, sal à gosto, e 4 colheres de sopa de suco de limão. Deixe descansar por cerca de 20 minutos. Coloque o peixe numa panela, cubra com 3 xícaras de água, junte os ramos de salsa e coentro, leve ao fogo médio e cozinhe até ficar macio. Tire do fogo, escorra (reserve o caldo), desfie as postas de peixe e reserve. Numa panela, coloque 4 colheres de sopa de azeite e aqueça em fogo alto. Junto o alho restante e metade da cebola picada e deixe dourar levemente. Acrescente os tomates picados, a pimenta, a salsa, metade do coentro e sal à gosto, misture e refogue até os tomates ficarem macios. Junte 1 e 1/2 xícara do caldo reservado e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Acrescente o peixe reservado, misture e cozinhe até obter um molho homogêneo. Tire do fogo. Dissolva a maizena no leite, coloque numa panela, junte o leite de côco e as 4 gemas, leve ao fogo médio e cozinhe mexendo sempre até a mistura engrossar. Tire do fogo, deixe esfriar, acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Junte ao refogado de peixe e misture sem bater. Preaqueça o forno em temperatura alta (220º C). Unte com manteiga uma forma de anel de 25 cm. de diâmetro. Coloque a mistura na forma, leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 30 minutos ou até o pudim dourar e ficar firme. Enquanto isso, prepare o molho: tempere os camarões com o suco de limão restante e sal à gosto. Reserve. Numa panela, coloque o azeite, a cebola e o coentro restantes, junte o extrato de tomate, regue com 1 xícara de água, leve ao fogo alto e ferva até o molho ficar espesso. Tire do fogo e bata no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Coloque na panela, junte os camarões reservados, leve novamente ao fogo e cozinhe até os camarões ficarem rosados. Tire do fogo. Desenforme o pudim num prato de servir e deixe amornar. Leve à mesa acompanhado do molho de camarão quente.

Ingredientes:
- 8 filés de tilápia;
- Suco de 2 limões;
- Salsa em ramos;
- 3 colheres de água;
- 3 colheres de azeite de oliva;
- 250g de farinha de trigo;
- 250g farinha de rosca;
- 2 ovos batidos;
- 6 tomates sem pele e sem semente;
- 2 colheres de manteiga ou margarina;
- 1 cebola média picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- 1 colher de sopa de catchup;
- Sal à gosto
Preparo:
Misture o suco de limão, a água, o azeite e a salsa e deixe os filés de molho por aproximadamente 45min. Após o tempo de espera, frite os filés passando os filés na farinha de trigo, nos ovos batidos e depois na farinha de rosca.
Molho:
Doure a cebola e o alho na manteiga, acrescente os demais ingredientes do molho e deixe apurar em fogo baixo. Após o molho pronto, arrume os filés em uma travessa e cubra-os com uma camada de muzzarela. Cubra com o molho e queijo parmesão. Leve ao forno até derreter o queijo e sirva. Como acompanhamento sirva arroz branco e batatas fritas.

Casadinho de Tilápia Com Camarão
Ingredientes:
- 4 filés de tilápia grandes
- 500 gramas de camarões 7 barbas limpo
- Sal
- Pimenta do reino
- Limão
- Farinha de rosca
- Palitos de dente.
- 1 ovo
Modo de preparo:
Abra os filés de forma a ficarem com uma expessura máxima de 0,5 cm.
Corte em tiras de mais ou menos dois dedos de largura e 3 dedos de comprimento.
Tempere as tiras e os camarões com sal, pimenta do reino e limão. Deixe descansar por 5 minutos. Enrole cada camarão com um tira de peixe e espete com o palito. Cada palito comporta pelo menos dois rolinhos (até três), formando “espetinhos”. Passe os “espetinhos” no ovo batido e na farinha de rosca e frite até dourar. Sirva como aperitivo com limão.

Tilápia Recheada
Ingredientes:
- 1 kilo de filés de tilápia (aproximadamente 8 filés)
- Sal
- Pimenta do Reino
- Limão
- Farinha de rosca
- 300 gramas kilo de queijo prato
- 2 ovos
Modo de preparo:
Tempere os filés com sal, pimenta e limão e deixe descansar por 15 minutos. Separe os filés aos pares de tamanho semelhante. Faça um sanduiche com dois filés e queijo no meio. Importante deixar o queijo totalmente dentro dos filés, sem sobrar bordas para fora. Passe o sanduíche no ovo batido, com cuidado para não desmanchar, e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente, deixando dourar bem de um lado e virando com cuidado para dourar do outro. Sirva acompanhado de creme de espinafre e arroz branco. Rende 4 porções.

Iscas de Tilápia
Ingredientes:
- 1/2 kilo de filés de tilápia
- Sal
- Pimenta do Reino
- Limão
- Farinha de trigo
- Maionese
Preparo:
Corte os filés em tiras da expessura de um dedo, no sentido contrário à fibra da carne. Tempere com sal, pimenta do reino e limão e deixe descansar por 20 minutos. Coloque as tiras dentro de um saco plástico com farinha, feche o saco e agite até misturar bem a farinha e o peixe. Retire as tirar do saco, bata o excesso de farinha e frite em óleo bem quente, virando até dourar por completo. Sirva para petisco acompanhado de maionese.

Muqueca de Tilápia
Ingredientes:
- 1 kilo de filés de tilápia (aproximadamente 8 filés)
- Sal
- Pimenta do Reino
- Limão
- 1 pimentão verde cortado em finas fatias.
- 1 cebola média cortada em finas fatias
- 2 tomates maduros cortados em finas fatias
- 1/2 kilo de camarão 7 barbas limpo.
- Azeite de oliva
Preparo:
Tempere os filés e o camarão com sal, pimenta e limão e deixe descansar por 15 minutos. Em uma panela de barro, coloque duas colheres de sopa de azeite e cubra com a cebola, os tomates e o pimentão, nesta ordem, formando camadas. Cubra tudo com os filés e leve ao fogo brando, deixando cozinhar por 15 minutos. Acrescente os camarões e, se quiser, algumas gotas de pimenta. Deixe cozinhar por mais 15 minutos. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca amarela. Rende 4 porções.

Sashimi Caipira
Ingredientes:
- 500 gramas de filé de tilápia
- Algumas folhas de alface americana.
- 2 cebolas grandes
- 1 tomate maduro
- 50 gramas de azeitona verde
- 1 xícara de chá de vinagre branco
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de gengibre ralado.
- 4 colheres de sopa de shoyo
Modo de fazer:
Cubra o fundo de uma travessa com as folhas de alface. Corte as cebolas em fatias bem finas e deixe de molho em água por 15 minutos. Seque-as com um pano e cubra as folhas de alface com elas. Em seguida, corte finas fatias do filé da tilápia com uma faca bem afiada no sentido de suas fibras. As fatias devem ser bem finas, quase transparentes. Cubra as cebolas da travessa com algumas camadas das fatias do peixe e reserve. Em um copo junte o vinagre, o açúcar, o gengibre e o shoyo batendo com uma colher até que se misturem bem. Cubra o peixe com este molho e reserve por 20 minutos. Pique o tomate e as azeitonas em pedaços bem pequeninos, espalhe por cima de tudo e sirva em seguida

Ingredientes:
- 2 traíras médias
- 3 colheres (chá) de sal
- ½ colher (sopa) de tomilho fresco (Pode ser substituído por salsinha)
- 3 dentes de alho amassados
- 1 xícara de vinho branco seco ou champanhe brut
- 2 colher(chá) de água
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca moída
- 4 colheres (chá) de azeite extra virgem
- 300g de cenoura em tiras finas cozidas al dente
- 300g de batatas em tiras médias pré cozidas
- 3 Colheres de (chá) de azeite trufado
Modo de Preparo:
Lave e limpe as traíras. Tempere-as com 2 colheres (chá) de sal, erva-doce, tomilho, alho, vinho, água e pimenta. Deixe por 2 horas. Embrulhe com papel laminado juntamente com as batatas, mas deixando uma abertura. Coloque em um tabuleiro, regue de azeite e asse até dourar.
Na frigideira, aqueça o azeite trufado e passe por ele a cenoura. Incorpore o sal restante. Sirva-os com o peixe e as batatas. Tomilho decora ou salsinha para decorar.
 

Ingredientes:
- 4 trutas limpas
- 2 talos de salsão picados com as folhas
- 1 pedaço pequeno de canela em rama
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Lave as trutas, seque com toalha de papel e reserve. Coloque na parte de baixo de uma panela, própria para cozimento a vapor, o salsão e a canela. Disponha as trutas, sem soprepô-las, no recipiente superior da panela e encaixe na parte de baixo com a água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até as trutas ficarem macias. Retire do fogo. Com uma faca para filetar, retire cuidadosamente a pele do peixe, separe os filés e distribua nos pratos. Regue com o azeite de oliva misturado com o sal e a pimenta. Se preferir, regue com azeite de oliva com amêndoas. Sirva em seguida com Batata Bolinha na Manteiga com Cebolinha Verde: cozinhe numa panela 400 g de batatas pequenas tipo bolinha por 25 minutos, ou até ficarem cozidas, mas firmes. Retire do fogo, escorra a água e descasque as batatas. Leve ao fogo uma panela com 5 colheres (sopa) de manteiga, 1 maço de cebolinha verde picada e sal grosso moído na hora. Refogue até a cebolinha murchar, adicione as batatas e cozinhe, salteando de vez em quando, até começar a dourar. Acerte o sal e retire do fogo.

Dicas:
Azeite de oliva com amêndoas: leve ao fogo 50 g de amêndoas numa panela com 1 xícara (chá) de água e cozinhe até as peles das amêndoas saírem com facilidade. Retire do fogo, escorra a água e retire as peles, apertando as amêndoas entre os dedos. Seque-as com toalha de papel e doure numa frigideira, sem parar de mexer, por 5 minutos. Acrescente 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva, deixe por mais 1 minuto, ou até aquecer.
 

Ingredientes:
- 4 filés de surubim com a pele
- 4 folhas grandes de acelga
- sal e pimenta-do-reino em pó a gosto
- 1 litro de caldo de peixe
- creme de coco
- 1/2 cebola média ralada
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 1/2 xícara (chá) de leite de coco
- 3 colheres (chá) de coco ralado
- sal a gosto
- fitas de coco para decorar
 
Modo de Preparo:
Lave o peixe, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Escalde a folhas de acelga numa panela com 2 litros de água fervente por 1 minuto, ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água e abra as folhas de acelga numa superfície lisa. Sobre cada folha, coloque um filé de surubim e embrulhe-o, fazendo um pacote. Leve ao fogo uma panela com o caldo e os pacotes de peixe por 15 minutos, ou até o peixe ficar macio. Retire do fogo e reserve o peixe e o caldo. Creme de coco: numa panela refogue a cebola na manteiga, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola ficar transparente. Polvilhe a farinha de trigo misturada com o gengibre e doure, sem parar de mexer. Junte, aos poucos, e sem parar de mexer, 2 xícaras (chá) do caldo de peixe reservado. Adicione o leite de coco, o coco e o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 12 minutos, ou até encorpar um pouco. Não deve ficar um creme muito espesso. Acerte o sal e retire do fogo. Reserve. Forre os pratos com o creme de coco e coloque no centro o pacote de peixe. Abra os pacotes e coloque mais creme sobre os peixes. Decore com as fitas de coco.
Dicas: 
Caldo de peixe: lave as espinhas e as cabeças do peixe (elimime as guelras), que devem pesar em torno de 1 kg no total. Parta as espinhas do peixe em vários locais (para liberar a gelatina). Coloque-as numa tigela com as cabeças e cubra com água gelada. Deixe na geladeira por 3 horas, trocando a água a cada 30 minutos. Retire a tigela da geladeira, escorra a água e coloque a carcaça em uma panela. Junte 1 litro de água fria, 1/2 litro de vinho branco (opcional), 2 cebolas médias em rodelas e 1 maço de ervas frescas amarradas. Se necessário, adicione mais água, até cobrir os ingredientes. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo. Deixe por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e coe o caldo em uma peneira de malha fina ou com um pano.

Ingredientes:
  • 1 surubim de seis quilos
  • 1 xícara de chá de suco de limão
  • 1 colher de sopa de alho moído
  • ½ taça de vinho branco
  • 2 Colheres de sopa de tempero pronto (Arisco Sem pimenta)
  • 1 cabeça de cebola cortada em rodelas
  • Salsinha a gosto
  • Azeite a gosto
Ingredientes Para Recheio
  • 1 saco (500g) de farofa Yoki pronta (Sem pimenta) de mandioca
  • 1 lata de milho verde
  • 2 tomates graúdos picados em cubos
  • Azeitona a gosto
  • Palmito a gosto

Modo de Preparar
Misture todos os temperos em uma vasilha e mexa bem. Passe essa mistura por todo o peixe de duas a 4 horas antes de assá-lo e deixe-o dormir no molho para ficar ainda mais saboroso. Antes de levar o peixe à grelha, envolva-o em uma volta de papel celofane para churrasco ou papel alumínio, para só então deixá-lo cozinhar, mas no fogo brando, por uma hora e meia. Depois, retire o papel, aumente o fogo e deixe o peixe dourar por cerca de 30 minutos, a 30 centímetros da brasa, e prove.
Modo de Preparar o recheio
Em uma tigela misture todos os ingredientes e misture com a água do milho cozido e recheie a cachara depois de tê-la  temperado.

Veja abaixo o melhor dia e programe a sua pescaria

Veja abaixo o melhor dia e programe a sua pescaria
Calendário de Pesca 2012 e 2013
(Inserimos marca dágua pelo fato de alguns sites estarem usando nossas imagens sem creditar a fonte.)
Calendário Lunar de Pesca 2012 Calendário Lunar de Pesca 2012
Clique na imagem para ampliar
A interferência da lua nas marés
O movimento da marés tem causa nas atrações gravitacionais existentes entre a Terra, a Lua e o Sol. O posicionamento da Lua e do Sol em relação à Terra determinam como se comportam os níveis do mar, e conseqüentemente dos rios e canais litorâneos. Por isso, temos as marés grandes e pequenas, ou comumente chamadas de marés vivas e mortas.
Como usar essa referência para pescar?
Afirmar categoricamente qual melhor maré ou lua para se praticar a pesca é algo impossível. Entretanto, é fato que nas chamadas marés pequenas mortas, que acontecem quando a Lua está em fase minguante ou crescente, a correnteza é menor, facilitando o posicionamento das iscas onde se deseja. Outro fato, é que nestas marés, os peixes terão uma área menor a circular na sua busca por alimentação, já que teremos um considerável volume água a menos nas áreas de pesca.
Em verdade, seguindo estas considerações, podemos dizer que nas luas de quarto, ou nas marés mortas, a produtividade da pesca tende a aumentar. Mas não podemos esquecer que as variantes existentes em função dos lugares, das espécies de peixes, entre outras, podem modificar esta colocação e, por isso mesmo, nunca devemos desprezar a análise de conhecedores da região onde se pretende pescar.
Em outras palavras, se quiser fazer um estudo antecipado do local de pesca desejado, faça um cruzamento da tábua de maré com o calendário lunar, veja quando ocorrerão as marés mortas, mas não esqueça de consultar um pescador nativo da região. Existem peixes que costumam ser mais encontrados em marés vivas, dependendo do local.
Veja abaixo o melhor dia e programe a sua pescaria

Final de “ano velho”, começo de ano novo. Doze dicas para pesque-pague

Doze dicas para pesque-pague


Separamos os melhores macetes para você fisgar os bitelos

Por: Lielson Tiozzo



Final de “ano velho”, começo de ano novo. Nessa época geralmente os pescadores estão de férias e encontram tempo livre para fazer o que mais gostam.

Como em janeiro muitos pescadores preferem ir aos pesque-pagues por conta do período de proibição da pesca em rios (devido à piracema – o fenômeno de reprodução dos peixes), não podíamos deixar de prestar um serviço.

Separamos doze dicas de pesqueiros para você aproveitar e empregar nas suas pescarias. Para conferi-las é simples: basta clicar em cima do título que uma nova página será aberta.

Ajeite as tralhas, faça ótimas pescarias e bom proveito das dicas!

Dicas de pesqueiro:

Peixes de couro nos pesqueiros

Para a isca não criar asas

Bóia improvisada

Frutas nos pesqueiros

Massa especial

Beijinho salvando pescarias

Ceva para tilápias

Dourados nos pesqueiros

Salsicha floating

Ração borracha

Arremessos turbinados

De olho no anzol

Dicas de Nós Para Pesca

Dicas de Nós Para Pesca
Nós Básicos - O nó único básico é também conhecido pelo nome de laço do enforcado. Na maioria de nós únicos, conseguimos uma resistência de até 90 % a ruptura da linha no nó.
Nó ÚnicoNó de SangueNó TrileneNó Albright
Sangue CompensadoNó PalomarNó para ArtificiaisAnzol com Pata
Nó Homer Rhode
Nó Oito
Surgeon
Nó Ring

Nó Único
Este talvez seja um dos nós mais usados em função da facilidade com que é feito e pelo seu bom resultado final. É recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante é que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Apare a ponta bem rente no final.
   
1 - Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;
2 - Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;
3 - Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;
4 - Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.

É um tipo de nó muito interessante para ser usado em emendas de linha. Fácil de ser executado, ele apresenta a particularidade de conservar bem a resistência natural da linha. Seu inconveniente é o fato de que só deve ser usado para unir linhas de diâmetros muito próximos. Com certeza é a melhor opção para emendar a linha após "aquela cabeleira com final trágico"... Ao final apare as pontas.
   
1 -  Firme as pontas que serão unidas;
2 - Entrelace a extremidade direita e volte pelo centro; faça o mesmo com a outra ponta;
3 - Firme as sobras e puxe as duas partes das linhas em sentido contrário.

Próprio para atar extremidades, ele é uma das melhores opções para se prender o anzol, o snap ou o girador à sua linha. Isso porque tem a propriedade de conservar quase que 100% da resistência original da linha. Além disso, para se atar um trilene não existem complicações. É só aparar rente as pontas.
  
1 - Passe a linha duas vezes pelo olho do anzol;
2 - Dê 4 ou 5 voltas na linha e passe sua ponta pelo arco formado;
3 - Aperte bem e apare as pontas.

Este talvez seja o nó mais difícil de se fazer. Contudo, é um dos mais usados pelos pescadores para atar os seus leaderes. Algumas características do albright justificam essa preferência. Ele pode ser usado para atar linhas de diâmetros muito diferentes e para atar a linha a um empate de aço encapado.
E para completar, é um dos nós que mais preservam a resistência original da linha (dentre os usados para emendas). Para atar um bom albright, as melhores dicas são paciência e muita atenção para a ordem de puxar cada laçada.
  
  

Esta é apenas uma variação do nó de sangue simples. O interessante deste nó é que a compensação do número de voltas, no lado da linha fina, tende a equilibrá-lo e evitar que a desigualdade das laçadas cause o "amassamento" e, consequentemente, o enfraquecimento da linha fina.
Com isso, ele pode também ser usado para unir linhas de diâmetros diferentes, o que não era recomendado para o "blood knot" simples. Portanto, se você gostou e se deu bem com o nó de sangue, o nó compensado é uma ótima opção.

Um nó de confecção simples para atar extremidades. Talvez seja o preferido da maioria dos pescadores para essa situação, porque realmente apresenta algumas vantagens. Uma delas é a particularidade de entrar em contato com a extremidade unida (anzol, snap, girador) com duas voltas da linha, isto é, a linha passa dobrada pelo aro onde é amarrada.
 Além de apresentar resistência extra, devido à laçada de união que é dobrada, o palomar ainda tem as ótimas características de não enfraquecer a linha e de nunca se desfazer, se bem apertado, o que pode ocorrer com outros nós.
Um cuidado que deve se tomar é de não usar este nó para linhas muito grossas (acima de 0,60 mm), pois as laçadas não se ajustam adequadamente e o resultado final não é bom neste caso.

Este nó é usado para atar linha a um terminal, principalmente com linhas multifilamento.
  
1 - Faça uma alça de 25 centímetros e passe a linha dupla por dentro do olho de qualquer objeto que se deseje prender;
2 - Logo após faça uma meia volta com a linha dupla. Se possível evite que as linhas se enrolem nesta etapa;
3 - Passe o objeto desejado por dentro da laçada da linha dupla, um pouco além da meia volta;
4 - Puxe a ponta da linha e a linha principal até que o nó fique bem apertado. Corte a ponta da linha uns dois milímetros depois do olho do objeto.

   
1 - Antes de inserir a ponta da linha pelo olho da isca artificial, faça um laço através de uma meia-volta alguns centímetros acima da ponta da linha;
2 - Passe a ponta da linha pelo olho da isca artificial e pelo laço;
3 - Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar;
4 - Ajuste as espirais formadas junto à pata do anzol, lubrifique e aperte o nó puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao nó.

   
1 - Sobreponha cerca de 25 centímetros da linha sobre a haste do anzol e forme um círculo;
2 - Segurando as duas partes da linha junto à pata do anzol com uma mão, com a outra pegue a parte do círculo mais próxima da curva do anzol e enrole bem justo as duas linhas linhas e a haste do anzol, no sentido da curva da pata;
3 - Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar;
4 - Ajuste as espirais formadas junto à pata do anzol, lubrifique e aperte o nó puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao nó.

Este é um nó fácil de ser feito e que pode ser utilizado com anzóis, plugs, colheres e outras iscas artificiais. Sua principal característica é permitir um melhor trabalho da isca, pois através de um alça (loop) formada entre o nó e o olho do anzol os movimentos da isca tornam-se mais livres, atraindo a curiosidade dos peixes.
O Homer Rhode Loop é um nó bastante resistente e quando feito corretamente, torna-se ideal para agüentar a briga com peixes grandes. Pode ser feito com linha pesada, como a de 100 lb ou até mais.
   
1 - Faça um laço através de uma meia-volta, cerca de 10 cm acima da ponta da linha. Em seguida, introduza a linha pelo olho do anzol (ou isca artificial);
2 - Depois, passe a ponta da linha por dentro do laço e então aperte um pouco este primeiro nó, encostando-o ao anzol. Não é necessário apertar forte;
3 - Um segundo nó será feito, passando a ponta da linha em torno da principal. Este nó deve ser apertado com bastante força (um alicate pode ajudar a dar maior firmeza);
4 - Finalmente, puxe a linha principal para efetuar a união dos dois nós, que será feita a alguns centímetros do olho do anzol. Passar um pouco de saliva na linha, antes de correr os nós.

Quanto maior a força execercida nas pontas (chicotes) maior a firmeza do nó. Relativamente fácil de desatar mesmo após grandes pressões.

   
1- Sobreponha as linhas em 8 a 10 cm;
2 - Tratando os dois como uma única linha, faça um nó puxando o líder inteiro através do laço;
3 - Deixando o laço do nó aberto, puxe as extremidades da linha e do líder completamente outra vez;
4 - Prenda ambas as linhas e ambas as extremidades para apertar o nó. Apare bem rente para evitar que prenda nos passadores da vara.

Embora seja um pouco cansativo de amarrar, este nó oferece ótima resistência. É similar a um nó de sangue normal, porém, com mais envoltórios pode impedir que a linha deslize.
  
 








Veja Abaixo e Aprenda Com a Animação de Nós
   


← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial