Publisher: 22575973 11/10/12 ~ FALANDO DE PESCARIAS:
http://compre.vc/v2/44c09192f

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

Falando de Pescaria

NESSE BLOG MOSTRO REPORTAGENS, FOTOS, VIDEOS,TÉCNICAS E DICAS DE PESCARIAS. VAMOS PESCAR??

sábado, 10 de novembro de 2012

Madeira é rio com mais peixes no mundo


sábado, 4 de agosto de 2012


Com quase 800 espécies, Madeira é rio com mais peixes no mundo

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE CIÊNCIA

Depois de vasculhar 1.700 quilômetros do Madeira e de seus afluentes durante dois anos, um grupo de pesquisadores bateu o martelo. Trata-se do rio com o maior número de espécies de peixes do mundo: cerca de 800.
Dessas, umas 40 equivalem a espécies ainda desconhecidas da ciência, disse à Folha a pesquisadora Carolina Dória, coordenadora do Laboratório de Ictiologia e Pesca da Unir (Universidade Federal de Rondônia).
Dória e seus colegas estão realizando o levantamento há dois anos, como parte das contrapartidas ambientais para a construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio, nos arredores de Porto Velho (o rio Madeira corta a capital de Rondônia).
O gigantismo da obra tocada pela empresa Santo Antônio Energia permitiu um financiamento invejável para o estudo: R$ 6 milhões, usados para bancar uma equipe de quase 70 pessoas.
Editoria de Arte/Folhapress


Peixe Candiru

Homem afogado no Rio Madeira: 

LEIA O TEXTO ANTES 

Observem quantos peixes saem de dentro dele.É  Impressionante! 

Os Perigos da Amazônia 

Houve um afogamento e os mergulhadores encontraram o corpo da vítima. Assim que o botaram no chão, muitos peixes já estavam comendo sua carne. Os peixes chamados de candiru começaram a sair  do cadáver imediatamente. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Esse sim foi uma pescada de responsa ...


PEIXES ESPORTIVOS

Peixes Esportivos de interesse da Pesca Amadora
O principal atrativo da pesca amadora é sem dúvida o peixe. São diversas as características que podem definir um peixe como esportivo. Eles podem habitar as águas doces e águas salgadas. Podem passar a vida toda vagando pelos mares ou podem nascer e morrer em uma mesma lagoa. Podem ser grandes e pesados, compridos ou curtos. Depois de fisgados podem saltar fora da água, tentar soltar-se do anzol, procurar os troncos submersos na tentativa de proteção; podem atacar as iscas com voracidade e agressividade. Ou seja, para serem considerados esportivos os peixes devem despertar o interesse do pescador ao tentar capturá-los, seja pela força bruta que tenha que empregar, ou mesmo pela astúcia ou técnica exigidos na sua captura.
A designação de “peixe esportivo” para uma determinada espécie depende ainda da região ou do País onde se encontra. O mesmo peixe pode ser considerado “esportivo” em alguns países e em outros não apresentar muito interesse aos pescadores. No entanto, existem casos unânimes como o tarpon ou camarapim, Megalops atlanticus, os peixes de bico oceânicos, tais como, marlin azul, Makaira nigricans, o agulhão de vela, Istiophorus albicans, os atuns Thunnus sp., os salmonídeos envolvendo as trutas e salmões Oncorhynchus sp., os tucunarés Cichlasp., os robalos, Centropomus sp., e o Black-bass Micropterus salmoides.
Peixes Esportivos da Amazônia
Em águas interiores da Amazônia brasileira, destacam-se peixes de interesse esportivo como: Tucunarés Cichla sp., cachorra larga ou pirandirá Hydrolycus scomberoides, bicudas Boulengerella sp., MatrinxãsBrycon sp., Apapás Pellona sp., Tambaqui Colossoma macropomum, Piraíba Brachyplatystoma sp., Surubim Pseudoplatystoma fasciatum, Caparari Pseudoplatystoma tigrinum, Pacus Mylossoma sp. e Myleus sp., Piranhas Pygocentrus nattereri Serrasalmus rhombeus, Jaús Zungarosp., Pirarara Phractocephalus hemioliopterus, Trairão Hoplias lacerdae, Aruanãs Osteoglossum sp., entre outros. Estão distribuídos principalmente nos rios Negro, Uatumã, Madeira, Guaporé, Xingu, Araguaia, Tocantins, Nhamundá, Trombetas, São Benedito, Roosevelt, Tapajós e Rio Branco e outros tantos. Os tucunarés atualmente são enquadrados como “game fish”, atraindo turistas pescadores do mundo todo para a Amazônia.

Vem ai o 7° Topas - Torneio de pesca

Amigos pescadores vem ai mais um Topas, o evento sera realizado nos dias 24 e 25 de Setembro na UHES – Usina Hidrelétrica Samuel, mais detalhes em breve.

NÓS PARA PESCA

Em qualquer pescaria, um aspecto técnico do qual o pescador não tem como fugir é a confecção de um nó, ainda que da forma mais simples. Os nós são utilizados principalmente para unir extremidades - como atar a linha aos anzóis e snaps, por exemplo - e em emendas, nas quais são atadas duas linhas ou a linha a um encastoado de aço.
Um aspecto real e bastante debatido relaciona-se ao enfraquecimento das linhas pelo nó. Para fugir desse problema alguns pescadores são contrários ao uso do leader. Porém, na pesca de predadores que brigam sujo, como tucunarés e robalos, o uso de um bom leader é indispensável. E aí o surgimento de colas para linhas de nylon se mostra como uma alternativa.
Mas enquanto não inventarem uma linha que já "vem colada ao anzol" não haverá como fugir completamente do nó. A verdade é que, se observados alguns detalhes básicos, o atado de nós não traz maiores problemas. Vejamos então quais são as principais regras para a confecção de um bom nó:

1- Use o nó correto para cada situação: são muitas as opções de nós que podem ser atados pelo pescador e cada um se adapta (ou tem um melhor desempenho) a uma situação especifica.

2- Evite atar linhas de diâmetros muito diferentes: atar linhas de diâmetros muito díspares dificulta bastante a execução do nó e, muitas vezes, compromete o seu resultado final. Caso seja necessário fazer isso, utilize um nó que se ajuste melhor à essa condição.

3- Observe cuidadosamente a ordem correta dos passos: existe uma ordem adequada para a execução de cada passo na hora de atar um nó. Puxar uma laçada no momento errado pode fazer com que o nó se arrebente quando tracionado.

4- Apare bem as pontas da linha: depois de atar o nó, apare bem as pontas da linha. Lembre-se que a linha só corre em nós mal dados. Portanto, se o nó tiver sido atado de forma correta, a linha pode ser cortada bem rente, sem maiores problemas.

5- Utilize um trim para aparar a linha: o instrumento que apresenta melhor desempenho na hora de se cortar linhas e aparar suas pontas é o trim. Ele finaliza de forma segura o atado, diminuindo muito os riscos de danificar a linha na hora de aparar as pontas.

6- Observe cuidadosamente o aspecto final do nó: nós com aspecto ruim, laçadas sobrepostas, e principalmente "mordidas na linha", devem ser cortados e refeitos. Afinal, não vale a pena arriscar...

7- Teste o seu nó antes de começar a pescar: muitas vezes o nó, embora apresente um ótimo aspecto visual, enfraquece a linha que pode arrebentar sem o menor esforço na fisgada do primeiro peixe. Puxando as partes unidas de forma moderada, o pescador pode descobrir se o nó enfraqueceu a linha ou não, tendo assim a chance de refazê-lo.

8- Não utilize produtos químicos para lubrificar as laçadas: como são muitos os polímeros usados na confecção das linhas de pesca, nunca se sabe quando um desses lubrificantes irá enfraquecer a linha.

9- Embora alguns não gostem dessa prática, muitos pescadores acreditam que lubrificar o nó com saliva melhora o seu desempenho e permite um melhor ajuste das laçadas.




Nó único 
Este talvez seja um dos nós mais usados em função da facilidade com que é feito e pelo seu bom resultado final. É recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante é que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Siga os passos e apare a ponta bem rente no final com um trim.


Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;





Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;





Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;



Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.








Nó de sangue

É um tipo de nó muito interessante para ser usado em emendas de linha. Fácil de ser executado, ele apresenta a particularidade de conservar bem a resistência natural da linha. Seu inconveniente é o fato de que só deve ser usado para unir linhas de diâmetros muito próximos. Com certeza é a melhor opção para emendar a linha após "aquela cabeleira com final trágico"... Ao final apare as pontas bem rente com o trim.


Firme as pontas que serão unidas;




Entrelace a extremidade direita e volte pelo centro; faça o mesmo com a outra ponta;




Firme as sobras e puxe as duas partes das linhas em sentido contrário;




Apare as sobras.








Dois outros tipos de nós que o pescador precavido não pode deixar de conhecer são: o nó "trilene" e o "nó único" para emendas. De atado extremamente útil e simples, eles podem ser feitos tanto em casa, no momento dos preparativos para a pesca, quanto no barco ou barranco. Siga os passos e vamos lá...



Nó trilene 

O próprio para atar extremidades, ele é uma das melhores opções para se prender o anzol, o snap ou o girador à sua linha. Isso porque tem a propriedade de conservar quase que 100% da resistência original da linha. Além disso, para se atar um trilene não existem complicações. É só aparar rente com o trim e linha na água.

Passe a linha duas vezes pelo olho do anzol;





Dê 4 ou 5 voltas na linha e passe sua ponta pelo arco formado;





Aperte bem e apare as pontas.







Nó único para emendas

é uma variação de um dos nós que vimos semana anterior, o "nó único", que é usado para atar extremidades. O "uniknot" para emendas é, possivelmente, o mais simples dos nós de emenda. Contudo, no atado deste nó, a linha perde uma parte considerável de sua resistência.

Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;




Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;





Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;



Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.





 Nó albright

Este talvez seja o nó mais difícil de se fazer. Contudo, é um dos mais usados pelos pescadores para atar os seus leaderes. Algumas características do albright justificam essa preferência. Ele pode ser usado para atar linhas de diâmetros muito diferentes e para atar a linha a um empate de aço encapado. E para completar, é um dos nós que mais preservam a resistência original da linha (dentre os usados para emendas). Para atar um bom albright, as melhores dicas são: paciência e muita atenção para a ordem de puxar cada laçada. Também é bom que o pescador encontre uma forma pessoal para segurar as laçadas com as mãos, pois são tantas que tem que se tomar cuidado para não amarrar os dedos!!!

  
 
 




Nó de sangue compensado
 Esta é apenas uma variação do nó de sangue simples, que já ensinamos. O interessante deste nó é que a compensação do número de voltas, no lado da linha fina, tende a equilibrá-lo e evitar que a desigualdade das laçadas cause o "amassamento" e, consequentemente, o enfraquecimento da linha fina. Com isso, ele pode também ser usado para unir linhas de diâmetros diferentes, o que não era recomendado para o "blood knot" simples. Portanto, se você gostou e se deu bem com o nó de sangue, o nó compensado é uma ótima opção!
 




Nó palomar
Um nó de confecção simples para atar extremidades e, talvez, seja o preferido da maioria dos pescadores para essa situação, porque realmente apresenta algumas vantagens.
Uma delas é a particularidade de entrar em contato com a extremidade unida (anzol, snap, girador) com duas voltas da linha, isto é, a linha passa dobrada pelo aro onde é amarrada.
Além de apresentar resistência extra, devido à laçada de união que é dobrada, o palomar ainda tem as ótimas características de não enfraquecer a linha e de nunca se desfazer, se bem apertado, o que pode ocorrer com outros nós.
Um cuidado que deve se tomar, é de não usar este nó para linhas muito grossas (acima de 0,60 mm), pois as laçadas não se ajustam adequadamente e o resultado final não é bom neste caso.

VEJA ABAIXO COMO DEVEMOS PROCEDER
Este nó é usado para atar linha a um terminal, principalmente com linhas multifilamento.


- Faça uma alça de 25 centímetros e passe a linha dupla por dentro do olho de qualquer objeto que se deseje prender

- Logo após faça uma meia volta com a linha dupla. Se possível evite que as linhas se enrolem nesta etapa.

3 - Passe o objeto desejado por dentro da laçada da linha dupla, um pouco além da meia volta.

4 - Puxe a ponta da linha e a linha principal até que o nó fique bem apertado. Corte a ponta da linha uns dois milímetros depois do olho do objeto






FEIPESCA 2012 - Sucesso absoluto!

A Feipesca 2012, feira internacional de pesca esportiva e turismo de pesca, movimentou R$ 15 milhões em negócios e contou com 60 expositores nos quatro dias de evento, que aconteceu de 8 a 11 de março no Expo Center Norte, em São Paulo. Com R$ 3 milhões de investimento, a primeira edição do evento trouxe ao público oficinas e palestras gratuitas, além do Bass Tub, um tipo de aquário gigante, vindo dos EUA. Com 12 mil metros quadrados, a Feipesca foi dividida em duas partes: público e área de negócios.

O esporte é atualmente praticado no Brasil por cerca de 30 milhões de pescadores independentes e abrange mais de cinco mil empresas de fabricantes e importadores de equipamentos a operadoras de turismo e empresas do segmento náutico, como Levefort e Yamaha. A Boat Show Eventos estima que a pesca esportiva movimente R$ 2 bilhões por ano no país. “O sucesso da feira deste ano e a expansão do mercado demandará uma Feipesca 2013 muito mais completa com um crescimento estimado em 30% a mais de área física, dando oportunidade para outros expositores fazerem parte deste evento” ressalta Ernani Paciornik, proprietário da Boat Show Eventos e organizador da Feipesca 2012.

Novidades

Um dos maiores sucessos da feira entre os pescadores e praticantes de diversos esportes foi o Buff, acessório com proteção UV descoberto em Barcelona na Espanha que é usado no rosto e na cabeça. O Buff é excelente não somente para a pesca, como também para ciclismo, caminhada, esqui, caiaque entre outros, protegendo do sol, frio, vento, anzóis, garateias, insetos etc. O tecido possui uma aplicação íons de prata que proporciona uma longa duração antibacteriana natural, o que significa um tecido que não absorve odores. O acessório é multifuncional que pode ser usado de diversas maneiras e estilos. O vídeo em inglês do Buff pode ser conferido no Youtube: Buff Headwear

Entre outras novidades apresentadas, está uma isca em formato de sapo que possui ação de meia água e é indicada para pesca de peixes como Trairas, Tucunarés, Black Bass, entre outros predadores. O sapinho da marca River2Sea tem um acabamento de alto padrão e faz um movimento idêntico a de um sapo na água, já que suas pernas são feitas de silicone super-resistente. O vídeo com a demonstração pode ser conferido no Youtube: Dahlberg Diver Frog by River2Sea. A Importadora Nitro Imports traz também uma linha de fluorcarbono da marca Seaguar - Kanzen que desaparece debaixo d’água, o que evita qualquer interferência no momento da pesca. Além disso o produto tem força no nó 42% a mais do que os concorrentes, além de ser resistente aos raios UV.


← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial